quinta-feira, 15 de novembro de 2012

As Teorias da Liderança

Existem diversos conceitos de liderança, mas todos os conceitos apresentados sobre lidernaça apresentam um ponto em comum, a capacidade de influênciar as pessoas para um determinado objetivo.

A palavra liderar tem origem no verbo inglês to lead, que significa conduzir, dirigir, guiar, comandar, persuadir, encaminhar, encabeçar, entre outros.

Podemos considerar os 3 conceitos abaixo como os mais adequados para as provas de concursos:
  • "É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum" (James C. Hunter)
  • " Capacidade de exercer influência sobre um indivíduo ou grupo para alcance de determinado objetivo em determinada situação" (Vergara)
  • “É como uma influência interpessoal exercida em uma dadaSituação e dirigida pelo processo de comunicação humana para consecução de um ou mais objetivos específicos” (Chiavenato)
No entanto, um tópico muito cobrado nos certames refere-se às teorias da liderança, são três:

Teoria dos Traços - Seus primeiros vestígios da teoria dos traços é datada na década de 30, é encontrada até a década de 40. Para essa teoria, a liderança é prerrogativa das pessoas que detêm uma série de traços - características de personalidade - e o bom líder, ou o mais apto, seria aquele que apresentace mais características consideradas necessárias para liderar. A Teoria dos Traços define traços universais de personalidade, ou seja, inúmeras características que todos os líderes deveriam apresentar e considera que tais características são natas, nascem com o indivíduo. Resumindo, ou você nasce lider ou nunca será.

Teorias Comportamentais (Estilos de Liderança) - Com origem no pós-guerra, vigorou entre as décadas de 40 e 60, esta teoria não considera mais as características inatas como predominante pois a ênfase está no comportamento do líder, a liderança pode ser aprendida, e o líder paresenta determinado estilo de liderança. Os estudos sobre esses estilos de liderança consideram duas estruturas, uma orientada para as tarefas e outro centrado no empregado. A estrutura orientada para a tarefa – autoritária ou de iniciação – visa a direção e a produção. O outro, centrado no empregado – democrático ou participativo - apoia as necessidades destes e as necessidades de manutenção do grupo.

 Teoria Situacional (Contingencial) - Surge a partir da década de 60 e chama atenção para a importância das contingências (ambiente). Sua principal contribuição para a teoria sobre liderança está no reconhecimento de que esta é contingencial, ou seja, depende de cada situação e o líder deve adaptar suas características às demandas grupais ou situacionais. O líder deve se comportar de acordo com as necessidades do grupo, a maturidade dos funcionários e as necessidades da produção, entre outros.

Atualmente a teoria dos traços é considerada obsoleta, sendo as teorias comportamentais e, principalmente, as teorias contingenciais as mais estudadas atualmente.

Abaixo segue um pequeno esquema para memorizar as diferenças entre cada uma das teorias:


Espero que tenha ajudado

Bons estudos e não deixem de curtir a páginma aí ao lado!



Gostou? Então divulgue!

3 comentários: