terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Você Conhece a Espiral do Conhecimento?

Quando falamos em Gestão do Conhecimento nas organizações não podemos deixar de falar sobre a Espiral do Conhecimento, pois é um tema recorrente nos concursos que apresentam tópicos de treinamento, desenvolvimento e educação corporativa no seu edital

A Espiral do Conhecimento foi descrita por NONAKA & TAKEUCHI (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.

O Conhecimento Tácito é aquele que  indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.

O Conhecimento Explícito é aquele formal e claro, fácil de ser comunicado. Geralmente encontra-se em forma de textos, diagramas, manuais, documentos, instruções, artigos, revistas e tudo aquilo que formalize, explique ou declare determinado conhecimento.

Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:

1º Passo - Socialização (tácito para tácito)Refere-se ao compartilhamento do conhecimento tácito, por meio da observação, imitação ou prática,

2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho. 

3º Passo - Combinação  (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.

4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre  quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma,  outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito. 


Abaixo segue um pequeno esquema para ilustrar o conteúdo:




Gostou? Então divulgue!

3 comentários:

  1. Não entendi bem o 3º passo - combinação...

    ResponderExcluir
  2. NUMA REUNIÃO, POR EX, OCORRE DO EXPL PARA O EXPL... PQ AS PESSOAS REÚNEM DADOS FORMALIZADOS ( MAPAS, PLANTAS, RELATÓRIOS), OU SEJA , TUDO É EXPLICITADO... POR ISSO QUE É DO EXPL...PARA O EXPL.

    ResponderExcluir