domingo, 28 de outubro de 2012

Teorias da Motivação - Maslow

Apesar de serem encontradas em um vasto repertório teórico, conhecer as diversas teorias da motivação é obrigatório aos candidatos inscritos em certames que apresentem o tema Gestão de Pessoas em seu edital. 

O primeiro ponto a ser considerado, pensando na construção de um esquema de conceitos sobre este tema, é a classificação sugerida por Tribett e Rush (1984), onde as teorias da motivação são classificadas em dois grupos, as Teorias de Conteúdos e as Teorias de Processo.

Teorias de Conteúdo

Partem da determinação das necessidades humanas para explicar os fenômenos motivacionais. As teorias deste grupo caracterizam-se por identificar tanto os diferentes tipos de necessidades quanto os métodos utilizados na sua satisfação. Essas teorias descrevem o que motiva e as razões e os desejos relacionados a este motivação.

Teoria de Processo

Focalizam as etapas do processo motivacional, nas percepções e perspectivas do indivíduo no estabelecimento de metas e objetivos pessoais e, principalmente, nos mecanismos de tomada de decisões. Estas teorias são cientificamente mais definidas do que as do grupo anterior. Por ser mais acadêmico, sua repercussão no ambiente do trabalho é ainda limitada. Essas teorias definem os processos que influenciam o comportamento.

Abaixo apresentamos um pequeno esquema sobre essa classificação



Esclarecendo este ponto, vamos ao ponto principal deste post, a primeira teoria de motivação que trataremos neste blog, a Teoria da Hierarquia de Maslow.

Maslow propõe um modelo onde as necessidades humanas estão arranjadas em uma pirâmide de importância e de influenciação do comportamento humano.

Para o autor, as necessidades dos indivíduos obedecem uma hierarquia, uma escala de valores que se sobrepõem. Esta hierarquia determina que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

As necessidades do indivíduo e a sua hierarquia são representados por uma pirâmide:





E agora a conceituação de cada grupo de necessidades:

Necessidades fisiológicas: Correspondem à finalidade de manter a homeostase do organismo, dizem respeito às necessidades inatas: fome, sede, sono, etc, sendo sua satisfação indispensável à sobrevivência do indivíduo .

Necessidades de segurança: Compreendem o desejo de proteger-se contra o perigo, a ameaça e a privação (doenças, acidentes, catástrofes, instabilidade econômica...). Referem-se à inexistência de perigo tanto para o indivíduo quanto para a sua família.

Necessidades sociais: Está relacionada à ambição das pessoas de pertencerem a grupos, sendo aceito pelos outros, recebendo afeto e amizade.

Necessidades de estima: São sentimentos que cada um tem por outras pessoas e pelos sentimentos que é capaz de provocar nelas a seu respeito. Todos precisam se sentir queridos de alguma forma e este grupo de necessidades traduzem o desejo do indivíduo de destacar-se no grupo do qual participa e de ser prestigiado pelos demais.

Necessidades de auto-realização: São as necessidades que levam cada pessoa a tentar realizar seu próprio potencial e se desenvolver continuamente ao longo da vida. Incluem o desejo de crescimento pessoal e profissional e de realizações, constituindo, assim, um desafio permanente na vida do indivíduo.

Para finalizar, lembrem-se de 2 pontos importantes sobre a teoria na hora da prova:

1º - Não se esqueçam da hierarquia das necessidades, elas estão hierarquicamente relacionadas e devem seguir essa ordem: Fisiológicas - Segurança - Sociais - Estima - Auto-realização

2° - Algumas questões podem misturar a teorias de Maslow e de Herzberg, neste caso, os fatores higiênicos referem-se às necessidades fisiológicas, de segurança e sociais, enquanto os fatores motivacionais referem-se às necessidades de estima e auto-realização.


Espero que aproveitem, e não deixem de curtir a página aí ao lado!

Bons Estudos!

CRS





Gostou? Então divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário