segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Questões de Primeira, na Segunda! (4)

Na semana passada identificamos os tipos de avaliações e medidas de treinamento (clique aqui). Por isso as questões de hoje serão sobre esse tema.

Seguem as questões!

1) CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Área Administrativa
A avaliação de treinamento pode envolver quatro critérios — reação, aprendizado, comportamento e resultados — e cada um deles é indicador do sucesso no treinamento, havendo grande correlação entre eles.

2) CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Administrador
A avaliação dos procedimentos instrucionais de um planejamento de treinamento é exemplo de aplicação da avaliação de reação antes da execução de um programa de treinamento e desenvolvimento nas organizações.

3) CESPE - 2011 - Correios - Analista de Correios - Administrador
A avaliação de resultados de programas de treinamento tende a mensurar, no mínimo, as variáveis relativas a aprendizagem, impacto, mudança e valor final.

4) CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Psicologia
A avaliação da reação ao treinamento é uma medida de resultado cujo objetivo é identificar como os treinandos perceberam o evento de aprendizagem.

5) CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência  – Psicologia
A avaliação de treinamento em relação ao nível de organização ou valor final diz respeito à satisfação inicial do treinando com o treinamento e com as condições de sua execução.

6) CESPE - 2010 - MPU - Técnico Administrativo
Na avaliação de um programa de treinamento no nível organizacional, deve-se verificar a elevação dos conhecimentos dos servidores.

7) CESPE - 2010 - MPU - Analista Administrativo
A avaliação de impacto de treinamento implica a mensuração da aquisição de conteúdos ministrados em ações de aprendizagem no trabalho.

8) FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judiciário - Área Administrativa
De acordo com o modelo de Hamblin de níveis de avaliação no treinamento, quando o treinando, após participar de um processo de treinamento que gostou e demonstra ter aprendido, embora continue a executar a tarefa sob sua responsabilidade pelo mesmo método utilizado antes do treinamento, retrata o nível de avaliação de

a) avaliação de resultados finais.
b) aprendizado.
c) avaliação de valores.
d) reação.
e) comportamento.


E agora o Gabarito Comentado!

1) Errado
Os quatro níveis de avaliação estão corretos, são os níveis sugeridos por Kirkpatrick, e todas as quatro avaliações medem, de certa forma, o sucesso do trinamento. No entanto não se pode afirmar que existe correlação entre essas avaliações, um treinamento que apresente bons resultados na avaliação de reação não receberá, necessariamente, boas notas nos demais níveis de avaliação ( Comportamento, Resultado e Aprendizagem).

2) Errado
A avaliação dos procedimentos instrucionais do planejamento de treinamento é chamado de teste do desenho instrucional e a avaliação de reação, por medir a opinião dos participantes sobre diversos aspectos do treinamento, ocorre sempre após a execução de cada ação de capacitação.

3) Certo
A Avaliação de resultado mede o alcance dos objetivos organizacionais, que, na perspectiva do sistema de capacitação, está relacionado diretamente com o aprendizado dos treinandos, o impacto do treinamento na sua rotina de trabalho, as mudanças organizacionais e o valor final de todos os treinamentos do programa.

4) Errado
A avaliação de reação não é uma medida de resultado, o resultado do treinamento começa a ser avaliado a partir da avaliação de aprendizagem.

5) Errado
A satisfação inicial do treinando com o treinamento e com as condições de sua execução refere-se à avaliação de reação, enquanto a avaliação no nível da organização mede o alcance dos objetivos organizacionais com as mudanças ocorridas na empresa após a capacitação.

6) Errado
Segundo Chiavenato, a elevação dos conhecimentos dos servidores ou funcionários é avaliada no nível de Recursos Humanos, e não no nível organizacional. Seguem os 3 níveis de acordo com Chiavenato:


Avaliação no nível organizacional: Melhoria da imagem da empresa; melhoria no clima organizacional ; melhor relacionamento entre empresa e funcionários; melhor atendimento ao cliente; facilidade de mudanças e inovação; aumento da eficiência; e envolvimento dos gerentes nas práticas de treinamento.
Avalização no nível de recursos humanos: Redução da rotatividade e absenteísmo de pessoal; aumento da eficácia individual e grupal dos empregados; elevação dos conhecimentos das pessoas; mudança de atitudes e comportamentos das pessoas; aumento das competências das pessoas ; e melhoria da qualidade de vida no trabalho.
Avalização no nível dos cargos: Adequação das pessoas aos requisitos exigidos pelos cargos; melhoria do espírito de grupo e da cooperação; aumento da produtividade; melhoria da qualidade; redução do índice de acidentes no trabalho; redução do índice de manutenção de máquinas e equipamentos.

7) Errado
A avaliação que mensura a aquisição de conteúdos ministrados em ações de aprendizagem no trabalho é a avaliação de aprendizagem. A avaliação de impacto, mais conhecida como avaliação de comportamento, verifica a aplicação, no ambiente de trabalho, do que foi aprendido na capacitação.

8) Letra - E
Demonstrar que gostou do treinamento refere-se à avaliação de reação, demonstrar que aprendeu o que foi ministrado refere-se à avaliação de aprendizagem. A questão afirma que o treinando gostou e aprendeu o que foi ministrado mas não aplicou, e esse nível de avaliação refere-se à avaliação de comportamento. A avaliação de comportamento, ou de impacto, avalia se o que foi aprendido está sendo aplicado no ambiente de trabalho.





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Um comentário:

  1. muito bom e didático, me ajudou muito para aprender para o concurso público na área da educação.

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