terça-feira, 20 de novembro de 2012

Abordagens de Resolução de Conflitos

Quando falamos em Gestão de Conflitos para as  provas de Concursos Públicos, é imprescindível que todos tenham, de forma clara, os conceitos das três abordagens de resolução de conflitos proposta por Robbins, são elas:

Visão Tradicional ou Clássica: Para esta abordagem, que prevaleceu nas décadas de 30 e 40, o conflito representa irracionalidade, disfuncionalidade e violência representando uma disfunção resultante de falhas de comunicação, falta de abertura e de confiança entre as pessoa e, por isso, todo conflito era ruim e deveria ser evitado. 

Visão das Relações Humanas: Entre os anos 40 e a metade da década de 70 o conflito era considerado uma conseqüência natural e inevitável em qualquer grupo, podendo inclusive, ser uma força positiva e de desenvolvimento do grupo. No entanto o conflito ainda é indesejado e a sua ausência demonstra uma empresa sadia e bem administrada

Visão Interacionista: A partir da década de 70, o conflito passa a ser considerado uma força positiva, sendo considerado absolutamente necessário para o desenvolvimento do grupo. Esta abordagem encoraja os líderes dos grupos a manter um nível mínimo de conflito (contraste), tornando o grupo autocrítico e criativo. 

Abaixo um pequenos esquema para memorizar cada uma das abordagens:



Bons estudos e espero que tenha ajudado!

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Fontes:

ROBBINS, S.P. Comportamento Organizacional. 9ª ed. São Paulo: Prentice Hall, 2002

http://www.administradores.com.br/_resources/files/_modules/academics/academics_131_20100311150634052b.pdf

http://www.slideshare.net/magdapimentel/mestrado-comunicao-nas-organizaes-estruturas-e-processos-organizacionais-o-conflito-organizacional-magda-pimentel

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Um comentário:

  1. Afinal qual é a visão usada atualmente? Pois já vi vários autores e professores afirmar que é a humanista.
    Obrigado!

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