segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Questões de Primeira, na Segunda! (1)

Toda segunda tentaremos postar algumas questões comentadas sobre determinado assunto. Como no último post falamos sobre Clima x Cultura, escolhemos 10 questões sobre o tema.

Quando estudarem sobre Cultura e Clima, sugiro que dêem prioridade para os seguintes assuntos:

A diferença entre Clima Organizacional  e Cultura Organizacional
Definição de Cultura Organizacional
Artefatos, Valores Compartilhados e Pressupostos Básicos
Aspectos Formais e Informais
Dimensões Ideológica, Material e Psicosocial
Elementos da Cultura
Definição de Clima Organizacional
Pesquisa de Clima Organizacional

Seguem as questões

1) CESPE - 2011 - EBC - Técnico – Administração 
O clima organizacional corresponde à percepção que os indivíduos têm da atmosfera em seu ambiente de trabalho, é algo mutável e instantâneo, não se confundindo com a cultura organizacional.


2) CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Área Administrativa 
Um diagnóstico de clima organizacional deve avaliar, entre outros aspectos, as percepções compartilhadas dos funcionários acerca das características da organização.

3) ESAF - 2010 - CVM - Analista - Recursos Humanos
Sobre a cultura e o clima organizacional, assinale a única opção falsa.

a) A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre as pessoas.
b) O clima pode ser tocado e visualizado. Pode também ser percebido psicologicamente.
c) A cultura organizacional condiciona e determina as normas de comportamento das pessoas dentro de cada empresa.
d) São elementos de avaliação do clima organizacional: processos de liderança, forças motivacionais, comunicações, processos de interação/influência, tomada de decisões, formulação de objetivos e controles.
e) O clima organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho.

4) CESPE - 2011 - MMA - Analista Ambiental
Cultura e clima organizacional são conceitos similares que se inter-relacionam, de modo que o clima depende do tipo de cultura estabelecido pela organização e a cultura é refletida pelas percepções que os indivíduos têm em relação ao clima 


5) FCC - 2011 - TRT - 4ª REGIÃO (RS) - Analista Judiciário - Área Administrativa
Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo.

I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança.
II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização.
III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados.
IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas.
V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança. 


Estão corretas SOMENTE
a) I e V.
b) II, IV e V.
c) I, II e III.
d) I, II, III e V.
e) III e IV.

CESPE - 2010 - MPU - Técnico Administrativo (6 a 10)
O novo diretor de determinado órgão público, objetivando
apagar da memória dos servidores a máxima “manda quem quer,
obedece quem tem juízo”, instituída na cultura da organização pelo
antigo diretor, que permanecera no cargo durante trinta anos,
anunciou a realização de certame para a escolha de uma canção
comemorativa dos quarenta anos de existência do órgão, por meio
da qual seriam enaltecidos valores e princípios positivos que
norteiam o órgão. O anúncio foi feito durante a tradicional reunião
de prestação de contas mensal, em que são comunicadas notícias
internas, como promoções, exonerações e apresentação de novos
colaboradores

6) A canção escolhida para representar o órgão constitui um valor da cultura organizacional. 

7) Infere-se da situação apresentada que o objetivo do novo diretor do órgão está voltado para a mudança da cultura organizacional, que, envolvendo aspectos mais superficiais, reflete o clima organizacional, relacionado a aspectos mais enraizados na organização. 

8) A referida reunião mensal corresponde a um rito da cultura organizacional. 

9) A máxima instituída na organização pelo antigo diretor não constitui símbolo da cultura organizacional.

10) O antigo diretor do órgão é exemplo de herói na cultura organizacional desse órgão.

Agora segue o Gabarito Comentado

1) Gabarito: C – O Clima Organizacional pode ser definido com sendo o estado de ânimo coletivo que os colaboradores de uma organização demonstram em dado momento, refere-se a percepção dos indivíduos sobre a atmosfera no ambiente de trabalho. Apesar das pessoas fazerem bastante confusão entre os dois conceitos, eles são distintos e não se confundem, uma vez que a cultura refere-se a um conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, comportamentos e expectativas compartilhados por todos da organização.
  
2) Gabarito: C - A Pesquisa ou o diagnóstico de Clima Organizacional deve avaliar diferentes variáveis organizacionais, tais como: o trabalho em si, integração setorial, comunicação, salário e benefícios, estilo gerencial, desenvolvimento profissional, imagem da empresa, condições e trabalho. Como resultado a pesquisa de clima consegue avaliar as percepções compartilhadas dos funcionários de uma organização


3) Gabarito: B
A: Certo, este é um dos vários conceitos de cultura organizacional, esta ligado a crenças, valores, tradições, comportamentos...
B: Errado, apesar de ser mensurável por meio de pesquisas, o clima organizacional não pode ser tocado ou visualizado, é algo superficial e reflete o sentimento e a percepção das pessoas sobre determinados aspectos da organização.
C: Certo, a cultura interfere e condiciona o comportamento das pessoas em uma organização
D: Certo, todos os elementos apresentados podem ser avaliados na pesquisa de clima
E: Certo, o clima também é capaz de influenciar o comportamento dos indivíduos, por meio da motivação e satisfação no trabalho. 

4) Gabarito: E – A primeira parte da assertiva está correta, são conceitos similares e o clima depende do tipo de cultura, ou seja, a cultura é capaz de interferir no clima. O erro está na segunda parte da questão, a cultura não é refletida pelas percepções do indivíduo sobre o clima, pois o clima não interfere na cultura, apenas a cultura é capaz de interferir no clima.

5) Gabarito: E - Vamos aos itens:
I – Errado- Apesar de difíceis de serem realizadas, as mudanças da cultura organizacional não são impossíveis de serem realizadas, mas reque muito esforço e demanda tempo.
II – Errado – A mudança organizacional não depende necessariamente de mudanças radicais, podem ser realizadas com pequenas mudanças.
III – Certo – A ideia de pequenas mudanças também está relacionada a mudanças que podem ser implantadas com mais facilidade, é melhor começar por mudanças mais simples e de fácil implementação e aceitação.
IV – Certo – Exatamente isso, as mudanças da cultura organizacional, por tratarem de assuntos enraizados no comportamento e pensamento dos funcionários, são difíceis, mais não impossíveis, de serem realizadas.
V – Errado – Quem detêm poder na organização não pode ser eliminado, pois são exelentes parceiros para a mudança. Caso não se interessem, é necessário convencê-los a mudar, e não elimina-los.

6) Gabarito: E – A canção em si não representa um valor, por ser visível pode ser considerado um símbolo, que constitui um artefato.

7) Gabarito: E – A primeira parte da questão está correta, no entanto, as definições de cultura e clima, apresentadas na segunda parte da afirmativa, estão trocadas. A cultura não se refere a aspectos mais superficiais, este é o clima. Desta forma, diferente do que foi afirmado na questão, o clima reflete a cultura, e não o contrário.

8) Gabarito: C - Os ritos e rituais são rotinas cotidianas que guiam o comportamento dos empregados, são a expressão concreta dos valores. A tradicional reunião mensal apresentada no texto tem todos os critérios para ser enquadrada como um rito, tem periodicidade, direciona o comportamento dos funcionários e é tradição na organização.

9) Gabarito: E – O problema desta questão é definir se a máxima instituída é um elemento visível ou não. Um símbolo pode ser definido como um elemento da cultura (objeto, ato ou evento) que tem a capacidade de transmitir significado e valores importantes da organização para seus funcionários. Um símbolo refere-se a um artefato, que deve ser visível. No caso da máxima manda quem pode, obedece quem tem juízo, como ela foi instituída pelo antigo diretor e é expressa por um jargão, podemos considerar que é algo visível, podendo ser considerada um símbolo.

10) Gabarito: C – Segundo Freitas 1991, Heróis são pessoas que fizeram ou fazem história dentro da organização através de ações que a fortaleceram, deixaram uma marca, fixaram uma forma de pensar (positiva ou negativa). O que pegou nesta questão é que, por senso comum, a maioria das pessoas pensam que os heróis são exemplos de comportamento e influência positiva, mas no contexto organizacional, os heróis também podem representar comportamentos e influências negativas.

Gostou? Então divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário