sábado, 20 de outubro de 2012

A Liderança para LIKERT


O grande paradigma da Liderança, muito cobrado em Gestão de Pessoas, é a relação Pessoas-Tarefas, onde o líder muitas vezes tem que escolher entre dar foco nas pessoas que formam a sua equipe ou nas tarefas a serem realizadas.

Desta forma, a maioria das teorias sobre a liderança tem foco nessa dicotomia, representada na tabela abaixo: 




Uma dos teóricos que apresentou a relação Tarefa x Pessoas foi Likert, que definiu quatro perfis (Sistemas) organizacionais de liderança, considerando variáveis como processo decisório, sistema de comunicações, relacionamento interpessoal e sistema de recompensas e punições.


Os Sistemas Organizacionais de Likert evidenciam que a organização pode funcionar em 
qualquer ponto de um contínuo de quatro sistemas:
  • Sistema I - Autoritário-Forte: O gestor administra com mão-de-ferro e as decisões são tomadas na cúpula da hierarquia, não se fazendo uso de qualquer tipo de feedback. 
  • Sistema II - Autoritário-Benevolente: O gerente apresenta-se mais sensível às necessidades dos subordinados. Nesse sistema o líder toma as decisões, mas permite que os subordinados tenham alguma liberdade e flexibilidade para execução de suas tarefas. O processo de decisão ainda é centralizado, mas existe já alguma delegação de autoridade.
  • Sistema III - Consultivo: A cúpula ainda mantém o controle, mas pratica a consulta aos
    níveis inferiores da hierarquia. Neste sistema, o líder consulta os subordinados para estabelecer os objetivos, metas e diretrizes da área, além de tomar as decisões baseadas nessa consulta.
  • Sistema IV - Participativo:  É considerado o sistema ideal por incrementar no grupo um sentido de responsabilidade e motivação, tornando a equipe mais produtiva. Os subordinados têm participação total no processo de definição de metas e objetivos e na tomada de decisão. No entanto, para implementar esse tipo de liderança é necessário que e equipe apresente muita maturidade.

Likert ainda divide os 4 sistemas em duas vertentes. Os sistemas I e II são considerados autoritários, e voltados para a tarefa, já os sistemas III e IV  são considerados participativos, voltados para as pessoas.

E Atenção! Nas provas de concursos as bancas podem utilizar os números para identificar cada sistema (I, II, III, ou IV) e não o seu nome (Autoritário-Forte, Autoritário-Benevolente, Consultivo ou Participativo).

Bons Estudos!

CRS

Gostou? Então divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário