A Espiral do Conhecimento foi descrita por NONAKA & TAKEUCHI (1997) como um processo que necessita ser implantado para que a organização se transforme em uma empresa que gera conhecimento. Para isso, a organização deve completar uma espiral que vai do tácito para tácito, do explícito ao explícito, do tácito ao explícito, e finalmente, do explícito ao tácito. Sendo assim, o conhecimento deve ser articulado e internalizado para tornar-se parte da base de conhecimento de cada pessoa.
O Conhecimento Tácito é aquele que indivíduo adquiriu ao longo da sua vida, é difícil de ser formalizado ou explicado a outra pessoa, é subjetivo e inerente as habilidades de um funcionário.
Os quatro passos para completar a Espiral do Conhecimento estão descritas a seguir:
2º Passo - Externalização (tácito para explícito): Ocorre a conversão do conhecimento tácito em explícito e sua comunicação ao grupo por meio da escrita, fala ou desenho.
3º Passo - Combinação (explícito para explícito): Caracteriza-se pela padronização do conhecimento, chama-se combinação por juntar dois tipos de conhecimentos explícitos, tais quais um manual, um guia de trabalho, uma publicação, um livro, etc.
4º Passo - Internalização (explícito para tácito): Ocorre quando os novos conhecimentos explícitos são compartilhados na organização, desta forma, outras pessoas começam a internalizá-los e o utilizam para incrementar, estender, assimilar e reorganizar seu próprio conhecimento tácito.
Abaixo segue um pequeno esquema para ilustrar o conteúdo:
Gostou? Então divulgue!
Não entendi bem o 3º passo - combinação...
ResponderExcluirO terceiro é explicito em explicito,
ExcluirNUMA REUNIÃO, POR EX, OCORRE DO EXPL PARA O EXPL... PQ AS PESSOAS REÚNEM DADOS FORMALIZADOS ( MAPAS, PLANTAS, RELATÓRIOS), OU SEJA , TUDO É EXPLICITADO... POR ISSO QUE É DO EXPL...PARA O EXPL.
ResponderExcluir