segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Questões de Primeira, na Segunda (7)

No nosso último post (Clique aqui)  falamos sobre a elaboração do programa de Capacitação (TD&E) e prometemos postar algumas questões nessa segunda

Como hoje é segunda, seguem as questões comentadas sobre o tema:


1) CESPE - 2010 - ANEEL - Analista Administrativo 
Ao criar um programa de capacitação embasado em educação a distância, o gerente de RH tem dificuldades em levantar modelos, pois é um advento recente próprio da era dos computadores em rede.

2) CESPE - 2011 - PREVIC - Analista Administrativo - Área Administrativa
Pessoas que usam conhecimentos, habilidades e inteligência no desempenho de suas atividades laborais compõem parte do capital tangível de uma organização.

3) CESPE - 2011 - PREVIC - Analista Administrativo - Área Administrativa
As universidades corporativas são responsáveis pelo estabelecimento do processo de desenvolvimento de pessoas alinhado à definição das estratégias de negócio e às competências essenciais da organização.

4) CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo
A avaliação de treinamento pode ser definida como uma coleta sistemática de informações descritivas e valorativas necessárias para tornar eficazes as decisões relacionadas à seleção, à adoção, à valorização e à modificação de várias atividades instrucionais.

5) CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo
Dentro de uma organização, a aprendizagem das práticas relevantes para o exercício de suas funções por um trabalhador só ocorre se esse for submetido a situações formais de instrução ou treinamento.

6) CESPE - 2006 - ANCINE - Analista Administrativo
Os passos preliminares para a preparação de um programa de treinamento e desenvolvimento são: avaliação das necessidades, definição dos objetivos do treinamento, seleção dos princípios de aprendizagem, delimitação do conteúdo do programa.

7) FCC - 2012 - MPE-AP - Analista Ministerial - Administração
Um fator indicativo de resultados de um módulo de treinamento é:
a) material didático.

b) horas do instrutor.

c) despesas com pessoal.

d) inteligência emocional.

e) aumento da produtividade.

8) CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Psicologia
A programação de treinamento requer um planejamento que envolve alguns procedimentos, tais como:

I. uma abordagem ampla que envolva todas as necessidades diagnosticadas.

II. a divisão do trabalho em módulos ou ciclos.

III. a definição dos objetivos gerais da empresa.

É correto apenas o que se afirma em

a) I.

b) II.

c) III.

d) I e II.

9) CONSULPLAN - 2012 - TSE - Analista Judiciário - Psicologia
A execução do treinamento pode ser feita em diferentes locais. A esse respeito considere os itens a seguir:

I. No próprio local de trabalho do colaborador. O treinamento é executado onde o funcionário trabalha e enquanto trabalha.

II. Na empresa, mas fora do local do trabalho.

III. Fora da empresa. O treinamento é executado numa instituição externa.

Analisando-se os itens anteriores, verifica-se que

a) apenas o item I está correto.

b) apenas o item II está correto.

c) todos os itens estão corretos.

d) apenas o item III está correto.

10) FCC - 2011 - TRT - 23ª REGIÃO (MT) - Analista Judiciário - Psicologia
O levantamento de necessidades de treinamento representa

a) a maneira de mensurar se o desempenho dos colaboradores está dentro daquilo que foi definido nas descrições de cargo, assim como da possibilidade de se alinhar o desejo dos colaboradores às possibilidades de desenvolvimento que a empresa possa oferecer.

b) uma avaliação das condições das estruturas organizacionais e dos recursos presentes na empresa, que podem impactar o desempenho das pessoas, bem como do ambiente de trabalho.

c) uma avaliação das condições emocionais de cada colaborador, dos recursos de trabalho oferecidos pelo mercado e do clima organizacional.

d) uma avaliação das condições de produção e de produtividade da empresa, bem como dos aspectos de comportamento humano e relacionamento interpessoal.

e) a etapa primordial para o estabelecimento dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados com a implantação dos processos de avaliação de desempenho.



Para visualizar as respostas comentadas clique aqui, ou no link no final do post!



Espero que tenham gostado!
Bons estudos e não deixem de curtir a página aí ao lado!



Agora segue o gabarito comentado!


1) Errado Além de não ser recente, pois a modalidade de ensino à distância é utilizada desde o século passado, também é possível utilizar videos, fitas-cassetes, educação por rádio e vários outros mecanismos, não se restringindo ao uso do computador

2) Errado - Apesar dos conhecimentos, habilidades e inteligência no desempenho de suas atividades serem passíveis de mensuração em algumas ocasiões, tratam-se de capital intangível, e não tangível.

3) Certo - As universidades corporativas funcionam como um guarda-chuva organizacional, todos os processos de TD&E ficam sob sua tutela. Da mesma forma, um de seus objetivos está relacionado com o estabelecimento de processos alinhados à estratégia da empresa.

4) Certo - Correta definição de avaliação do treinamento, lembrando que tal avaliação tem a capacidade de retroagir, avaliando a seleção, a adoção, a valorização e a modificação de várias atividades instrucionais.

5) Errado-A aprendizagem das práticas também podem ocorrer informalmente.

6) Certo-Como o processo de treinamento é composto por Diagnóstico - Planejamento - Execução - Avaliação, a questão demonstra alguns passos até a fase de planejamento, a  avaliação das necessidades, que compões a fase de diagnóstico, a definição dos objetivos do treinamento, a seleção dos princípios de aprendizagem, e a delimitação do conteúdo do programa, que referem-se a etapas do planejamento.

7) E - O aumento de produtividade é o único que, dentre as demais alternativas, apresenta componente da avaliação de resultados, não sendo possível avaliar resultados com os demais itens apresentados.

8) B
I. uma abordagem ampla que envolva todas as necessidades diagnosticadas. - Errado, podemos dar prioridade a algumas necessidades prioritárias.

II. a divisão do trabalho em módulos ou ciclos. - Certo, a divisão pode, e em alguns casos deve, ocorrer em ciclos e módulos.

III. a definição dos objetivos gerais da empresa.  Errado, no momento do planejamento da capacitação, os objetivos da empresa já estão definidos, os objetivos da capacitação é que deverão ser levantados

9) C
um treinamento pode ser executado no próprio local de trabalho, na empresa mas fora do local de trabalho ou fora da empresa, o tipo de capacitação é que irá direcionar qual a melhor opção de local para sua realização.

10) D
a) Refere-se à avaliação de desempenho
b) Refere-se ao apoio organizacional
c) Podemos até considerar que o levantamento de Necessidade de Treinamento utiliza o clima organizacional como item a ser considerado, mas os recursos de trabalho oferecidos pelo mercado não é utilizado pelo LNT .
d) Todos os itens listados podem servir de referência para o diagnóstico
e) O LNT é etapa primordial para o estabelecimento dos objetivos de aprendizagem a serem alcançados com a implantação dos processos capacitação, e não de avaliação de desempenho.



Gostou? Então divulgue!

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