Esta questão tem gerado bastante divergências por apresentar um conceito de Competência diferente do tradicional CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude), exaustivamente estudado para as questões de Gestão de Pessoas
Seguem as duas questões
Questão 114
O mapeamento de competências nas organizações deve ser elaborado a partir de um marco conceitual em que a noção de competência é definida como a tomada de responsabilidade por parte de uma pessoa frente a situações de complexidade.
Questão 115
Para as linhas de pensamento francesa e americana, a competência resulta da combinação sinérgica de conhecimentos, habilidades e atitudes.
A primeira questão está CORRETA, porém, muita gente marcou errada exatamente porque o conceito apresentado foge do conceito mais conhecido de competência, que divide a competência em três dimensões, o Conhecimento, a Habilidade e a Atitude.
No entanto, quando estudamos as competências e os autores envolvidos na construção do conceito que temos hoje, é necessário levar em consideração os conceitos do Sociólogo Francês Philippe Zarifian. Para esse autor a competência não está relacionada a um conjunto de qualificações do indivíduo, como na teoria do CHA, mas sim às suas realizações, aquilo que ele realiza e produz, em determinado contexto de trabalho.
Zarifian (1996) considera que não se pode considerar o trabalho como um conjunto de tarefas ou atividades pré-definidas e estáticas, sendo a competência a capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas.
A questão está correta pois, ao realizar o processo de mapeamento de competências, é necessário considerar a visão deste autor que corresponde a um marco conceitual na configuração do conceito de competência adotado nos dias atuais.
A Segunda questão, levando em conta os conceitos empregados na questão anterior, está ERRADA. O conceito de CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude) como base para as competências dos indivíduos não é compartilhada pelas duas vertentes de pensamento (americana e francesa).
Segundo Parry (1996 apud Medeiros) as competências são vistas, na França e Inglaterra como o resultado do trabalho de um indivíduo, sendo assim, os funcionários demonstram competências no momento em que atingem ou extrapolam determinados resultados na sua rotina laboral.
Ainda segundo o autor, o conceito de CHA vem dos Estados Unidos, onde as competências são encaradas
principalmente como inputs, ou seja, características subjacentes ao indivíduo que afetam o seu desempenho.
Em resumo é isso, e a lição que devemos tirar dessas duas questões é a de que será necessário ampliar os conceitos de competência estudados para as provas de concurso, principalmente do CESPE, que pode começar a cobrar temas mais aprofundados sobre o assunto.
Espero que tenha ajudado!
Bons estudos!
Referências:
ZARIFIAN, P. A gestão da e pela competência. In: SEMINÁRIO EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, TRABALHO E COMPETÊNCIAS. Rio de Janeiro : Centro Internacional para a Educação, Trabalho e Transferência de Tecnologia, 1996. Mimeo.
MEDEIROS, I.B.O. Competências individuais: um estudo de caso da gestão por competências em sua dimensão humana em pequena empresa. Santa Maria: UFSM, sem data.
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