domingo, 18 de novembro de 2012

Gabarito Oficioso (Técnico Administrativo - ANATEL)

Atenção!

Segue gabarito extraoficial da prova de Técnico Administrativo da ANATEL, aplicada hoje (18/11/2012)


Técnico Administrativo


79 - Os processos de tomada de decisão, o tratamento concedido aos empregados e aos clientes e a forma de socialização de novos empregados são subsídios para elaboração do diagnóstico da cultura da organização.
Correto  - Além de outros diversos elementos, os elementos apresentados na questão podem ser utilizados como subsídio no processo de diagnóstico da cultura organizacional

80 - Caso determinado gestor empregue a teoria X para motivar sua o equipe, é correto afirmar que ele adota o estilo de liderança democrática, ou mesmo laissez-faire, no relacionamento com sua equipe.
Errado - O gestor que emprega a teoria X considera que os funcionários não gostam de trabalhar por sua própria natureza e tentaram evitar o trabalho sempre que possível. Como, para o gestor, eles não gostam de trabalhar, precisam ser coagidos, controlados ou ameaçados com punições para que atinjam as metas, e essa postura refere-se ao estilo Autocrático

81 - Considere que o desempenho de José, funcionário ocupante de cargo de gestão na unidade de atendimento a clientes, tenha sido avaliado por seu superior hierárquico, por seus subordinados, por gestores de outras unidades com os quais José se relaciona no trabalho e por seus clientes. Nessa situação, a avaliação de desempenho de José denomina-se 360 graus.
Correto - Na avaliação 360 graus o funcionário é avaliado por pessoas que tem contato direto com o seu trabalho, tais como gestores, subordinados, clientes, fornecedores, colegas...

82 - Proporcionar competitividade à organização, ajudar no cumprimento de sua missão, atingir sua visão de futuro,alcançar seus objetivos e administrar suas mudanças são objetivos da gestão de pessoas.
Correto- Ao implantar sua política e executar as suas atividades a área de gestão de pessoas ajudara a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão, sendo este um dos seus objetivos.

103 - De acordo com a visão interacionista, nem todos conflitos são prejudiciais a uma organização, havendo aqueles que proporcionem a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe.
Correto- Diferente da visão tradicional, que considera que o conflito deve ser evitado, e das relações humanas, que considera que o conflito é inevitável, mas ainda indesejável, a visão interacionista considera que existem conflitos que  proporcionem a consecução dos objetivos e o melhoramento do desempenho da equipe. Esta visão, inclusive, considera que o conflito é necessário em alguns casos.

104 - A Empatia é um sentimento de afinidade e de cortesia que, nas relações humanas, é essencial para garantir um bom atendimento ao público.
Correto- A empatia significa a capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo o sentimento ou reação da outra pessoa, sendo, portanto, um sentimento de afinidade e cortesia. O que pegaria na questão é a parte do garantir um bom atendimento, mas a questão não fala que a empatia garante o bom atendimento, e sim, que é essencial para que ocorra.

105 - A implementação do conceito de sinergia no ambiente organizacional auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia a a aperfeiçoar a utilização dos recursos.
Correto- Se considerarmos entropia como a desordem no sistema, a sinergia como o esforço coordenado de subsistemas na realização de uma determinada atividades, podemos considerar que a sinergia do grupo reduz a entropia e otimiza a utilização dos recursos.

106 - O trabalho em equipe, a despeito de demandar mais tempo e consumir mais recursos dos trabalhadores, comparado ao trabalho individual, é o modelo de trabalho mais eficiente para o desenvolvimento de quaisquer atividades nas organizações.
Errado - Errado duas vezes, o trabalho em equipe não demanda, necessariamente, mais tempo e mais recursos, além de não ser mais eficiente e qualquer atividades, existem atividades em que o trabalho individual é o mais adequado.

107 - Caso um servidor público iluda um cidadão que busca atendimento, ele receberá a pena de advertência da comissão de ética do órgão em que desempenha suas funções.  Questão ligada a outro tema.

108 - A presteza não consiste em princípio do atendimento ao público, em virtude de o respeito aos limites burocráticos do trâmite legal dos serviços ser um princípio absoluto.
Errado- A presteza refere-se à celeridade e agilidade no atendimento e é um dos princípios do atendimento ao público.

109 - Entre os requisitos necessários ao atendimento ao público inclui-se a boa apresentação.
Correto- A boa apresentação não está relacionado à beleza, mas sim à boa aparência externa e no cuidado com as colocações durante o atendimento.

110 - O servidor público que, no exercício de suas atividades, tratar mal algum contribuinte poderá ser responsabilizado individualmente por dano moral. Questão ligada a outro tema.

Boa Sorte!
E não deixem de curtir a página aí ao lado!


Gostou? Então divulgue!

Um comentário:

  1. O gabarito definitivo da questão 81 (sobre avaliação 360) é E.
    Justificativa: "No tipo de avaliação questionado pelo item, é imperativo o fator auto avaliação. Dessa forma, opta-se pela alteração do gabarito"

    ResponderExcluir