Por problemas técnicos (Falta de internet) as questões, que sairiam na segunda, sairam na terça!
Desta vez, como no último post levantamos as diferenças entre Lider e Gestor, selecionamos 13 questões sobre esse tema.
Espero que aproveitem!
1) CESPE
- 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa
A
liderança contemporânea é caracterizada pela capacidade de o líder
conduzir a equipe na direção de objetivos sob a autoridade do cargo
2) FCC
- 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Psicologia
Não
se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas
como um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual
outros elementos estão presentes. A liderança não é apenas um
atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou
elementos: as características do líder; as dos liderados; as da
missão ou tarefa a ser realizada e
a)
a conjuntura social, econômica e política.
b)
os elementos imponderáveis apresentados na estrutura
organizacional.
c)
o conjunto de regras estabelecido a ser cumprido por cada
colaborador na empresa.
d)
os fatores socioambientais presentes na comunidade em que a empresa
está instalada.
e)
as crenças religiosas e culturais praticadas pelos colaboradores de
uma dada comunidade.
3) FCC
- 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Psicologia
O
líder orientado para as pessoas tende a apresentar os seguintes
comportamentos:
a)
enfatiza o cumprimento de prazos e busca sempre superar a
concorrência para obter resultados superiores.
b)
esclarece as responsabilidades individuais; focaliza o trabalho do
colaborador e do grupo e focaliza o cumprimento de metas.
c)
apoia os colaboradores; focaliza o próprio colaborador ou grupo,
enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade
de trabalhar em equipe e é amigável.
d)
busca sempre superar desempenhos passados; focaliza a necessidade do
cumprimento dos padrões de qualidade e cria controles de supervisão
sobre os trabalhos realizados por cada colaborador.
e)
identifica o que cada colaborador deve realizar no trabalho; atua
com controles de qualidade bem estabelecidos e promove foco em
resultados no grupo.
4) ESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração
Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, dirigir seu comportamento em direção ao alcance de objetivos e metas, podendo ser orientada para pessoas e também para tarefas.
5) CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administração
O líder deve despertar virtudes pessoais em cada indivíduo e apontar um norte para a direção dos esforços do grupo
6) CESPE - 2011 - PREVIC - Analista Administrativo - Área Administrativa
Consideram-se comportamento de tarefa o apoio socioemocional e o encorajamento dado pelo líder.
7) CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Relações Públicas
Os líderes informais influenciam o ambiente de trabalho em menor grau do que os líderes formalmente designados.
8) FCC - 2011 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa
Exercer
a liderança numa organização é
a)
colocar os funcionários para trabalharem.
b)
obter dos funcionários os resultados acordados e esperados.
c)
fazer com que os funcionários façam algo que você está
convencido que deva ser feito.
d)
fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você
está convencido que deva ser feito.
e)
manter funcionários que ajam e trabalhem como funcionários.
9) CESPE
- 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas
O
foco do líder deve estar nas tarefas que devem ser realizadas e nos
processos envolvidos na realização delas, tais como motivação e
competências dos membros da equipe.
10) CESPE
- 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Gestão de Recursos
Humanos
Em
uma equipe, o poder deve ser compartilhado entre os membros para que
a liderança não seja confundida com chefia.
11) CESGRANRIO
- 2010 - ELETROBRÁS - Administrador
Há
algumas diferenças entre líderes e gestores. Nessa perspectiva,
analise as afirmativas a seguir.
I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.
II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.
III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.
II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.
III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.
Está correto APENAS o que se afirma em
a)
I.
b)
II.
c)
III.
d)
I e II.
e)
II e III.
12) FCC
- 2010 - AL-SP - Agente Técnico Legislativo Especializado - Gestão
de Projetos
No
contexto de uma gestão de pessoas por competências, exercer a
liderança é
a)
tomar decisões individualmente, focado nas tarefas que devem ser
executadas com a maior competência possível.
b)
compartilhar as decisões, envolvendo os colaboradores por meio da
consulta ou da delegação de tarefas a partir das competências de
cada um.
c)
deixar que cada colaborador decida o que deve fazer com base nas
suas competências individuais.
d)
persuadir os colaboradores de que suas decisões são as melhores e
devem ser executadas sem questionamentos.
e)
seguir com rigor as diretrizes do planejamento, definindo com
clareza as atribuições de cada colaborador.
13) FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador
Com
relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial,
considere as afirmativas abaixo.
I. Liderar envolve um processo de influência não coercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.
II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.
III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.
IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.
V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.
Está correto o que se afirma APENAS em
a)
I e III.
b)
III, IV e V.
c)
I, II e IV.
d)
II e V.
e)
I, II, III e IV.
Na sequência o Gabarito Comentado
1 ) Gabarito – E
O
líder conduz a equipe na direção de objetivos porque as pessoas
acreditam nele e na missão apresentada, não devido a autoridade do
cargo
2) Gabarito
– A
Item escolhido completa a concepção de McGregor,
que
considera que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas
uma combinação de quatro variáveis ou elementos, a saber:
características do líder; atitudes, necessidades e outras
características pessoais dos liderados; características da
organização, em especial a tarefa a ser realizada; e conjuntura
social, econômica e política.
3) Gabarito
– C:
a)
Errado - cumprimento de prazos e busca de resultados superiores são
características de Chefia, que está ligado a tarefas, não de
liderança.
b) Errado
- focaliza o trabalho do colaborador,do grupo e o cumprimento de
metas são características de Chefia, que está ligado a tarefas,
não de liderança
c)
Certo - apoia os colaboradores; focaliza o próprio colaborador ou
grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da
capacidade de trabalhar em equipe e é amigável.
d)
Errado - Necessidade do cumprimento dos padrões de qualidade e
controles dos trabalhos realizados são características de Chefia,
que está ligado a tarefas, não de liderança.
e)
Errado - Controles de qualidade bem estabelecidos e foco em
resultados no grupo são características de Chefia, que está
ligado a tarefas, não de liderança
4) Gabarito
– C
Perfeita definição de Liderança. Lembrando que ela pode
ser voltada para a pessoa ou para a tarefa
5) Gabarito
– C
O líder tem como característica olhar tanto para o
indivíduo como para o grupo para o alcance de determinado objetivo
6) Gabarito
– E
Apoio socioemocional e o encorajamento dado pelo líder são
características de comportamentos do líder voltados a pessoas, e
não a tarefas
7) Gabarito
– E
Não é possível comprovar que o líder informal influencia
menos do que um gestor formal, na verdade, em muitos casos, acontece
exatamente o contrário.
8) Gabarito
– D
a)
Errado - colocar
os funcionários para trabalharem
(Chefia).
b)
Errado - obter
dos funcionários os resultados
acordados e esperados (Chefia).
c)
Errado -
fazer com que os funcionários façam algo
que você está convencido que deva ser feito (Chefia).
d)
Certo - fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo
que você está convencido que deva ser feito (Liderança).
e) Errado
- manter
funcionários que ajam e trabalhem como funcionários (Chefia).
9) Gabarito
– E
O foco do líder deve estar na equipe, não apenas nas
tarefas a serem realizada
10) Gabarito
– C
Essa é uma das principais diferenças entre Chefia e
Liderança
11) Gabarito
– C
I
– Errado - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos
da organização, sobre seu capital, habilidade humana,
matérias-primas e tecnologia. (Esse é o gestor)
II –
Errado - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e
espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e
aspirações. (Esse é o Líder)
III – Certo - O líder
conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização,
mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.
12) Gabarito
– B
a)Errado
-
tomar decisões individualmente,
focado
nas tarefas
que devem ser executadas com a maior competência possível.
(Gestor)
b)
Certo
- compartilhar as decisões, envolvendo os colaboradores por meio da
consulta ou da delegação de tarefas a partir das competências de
cada um.
c)
Errado
- deixar que cada colaborador decida o que deve fazer com base nas
suas competências individuais (Não é considerado o mais adequado
em qualquer ocasião, e não leva em consideração o grupo).
d)
Errado
- persuadir
os colaboradores
de que suas decisões são as melhores e devem
ser executadas sem questionamentos.
(Chefe)
e)
Errado
- seguir
com rigor as diretrizes do planejamento,
definindo com clareza as atribuições de cada colaborador. (Chefe)
13) Gabarito
– E
(Questão Complicada! na verdade essa questão não envolve a
diferença entre Líder e Gestor , e sim entre Liderança e
Capacidade Gerencial, que não é o conceito de gestor propriamente
dito)
I.
Certo
- Dentro da autoridade formal do cargo, como apresenta a afirmativa,
liderar envolve não coercitividade, diferente do ato de gerenciar,
que envolve demandas coercitivas
II.
Certo
- Na maioria dos casos é assim
III. Certo
- Embora seja passível de ponderação, considerar liderança “o
componente mais estratégico” é complicado, mas de forma geral é
uma diferença plausível
IV. Certo
- Clara diferença entre gerenciamento e liderança
V. Errado
- É o contrário, Líder – visão de longo prazo e faz as coisas
certas, Gerente - visão de curto prazo e faz as coisas direito. O
problema é que essa afirmativa, quando considerada errada, invalida
a alternativa anterior, na IV falamos que o bom gerenciamento
projeta planos, e na V concluímos que o gerente tem uma visão de
curto prazo, fica complicado!
Bons Estudos!
CRS
Gostou? Então divulgue!
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