terça-feira, 16 de outubro de 2012

Questões de Primeira, na Segunda! (2)


Por problemas técnicos (Falta de internet) as questões, que sairiam na segunda, sairam na terça!

Desta vez, como no último post levantamos as diferenças entre Lider e Gestor, selecionamos 13 questões sobre esse tema.

Espero que aproveitem! 

1)  CESPE - 2012 - MPE-PI - Técnico Ministerial - Área Administrativa
A liderança contemporânea é caracterizada pela capacidade de o líder conduzir a equipe na direção de objetivos sob a autoridade do cargo 2) FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Psicologia


Não se deve enxergar a liderança apenas como habilidade pessoal, mas como um processo interpessoal dentro de um contexto complexo, no qual outros elementos estão presentes. A liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos: as características do líder; as dos liderados; as da missão ou tarefa a ser realizada e 

     a) a conjuntura social, econômica e política.

     b) os elementos imponderáveis apresentados na estrutura organizacional.

     c) o conjunto de regras estabelecido a ser cumprido por cada colaborador na empresa.

     d) os fatores socioambientais presentes na comunidade em que a empresa está instalada.

     e) as crenças religiosas e culturais praticadas pelos colaboradores de uma dada comunidade.



3) FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Psicologia

O líder orientado para as pessoas tende a apresentar os seguintes comportamentos:

    a) enfatiza o cumprimento de prazos e busca sempre superar a concorrência para obter resultados superiores.

    b) esclarece as responsabilidades individuais; focaliza o trabalho do colaborador e do grupo e focaliza o cumprimento de metas.

    c) apoia os colaboradores; focaliza o próprio colaborador ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e é amigável.

    d) busca sempre superar desempenhos passados; focaliza a necessidade do cumprimento dos padrões de qualidade e cria controles de supervisão sobre os trabalhos realizados por cada colaborador.

    e) identifica o que cada colaborador deve realizar no trabalho; atua com controles de qualidade bem estabelecidos e promove foco em resultados no grupo.


4)
ESPE - 2011 - EBC - Técnico - Administração

Liderança é a habilidade de influenciar pessoas, dirigir seu comportamento em direção ao alcance de objetivos e metas, podendo ser orientada para pessoas e também para tarefas.


5)
CESPE - 2011 - EBC - Analista - Administração

O líder deve despertar virtudes pessoais em cada indivíduo e apontar um norte para a direção dos esforços do grupo


6)
CESPE - 2011 - PREVIC - Analista Administrativo - Área Administrativa

Consideram-se comportamento de tarefa o apoio socioemocional e o encorajamento dado pelo líder.


7)
CESPE - 2011 - TRE-ES - Analista - Relações Públicas

Os líderes informais influenciam o ambiente de trabalho em menor grau do que os líderes formalmente designados.
 


8)
FCC - 2011 - TRF - 1ª REGIÃO - Analista Judiciário - Área Administrativa


Exercer a liderança numa organização é 

    a) colocar os funcionários para trabalharem.

    b) obter dos funcionários os resultados acordados e esperados.

    c) fazer com que os funcionários façam algo que você está convencido que deva ser feito.

    d) fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito.

    e) manter funcionários que ajam e trabalhem como funcionários.



9) CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gestão de Pessoas


O foco do líder deve estar nas tarefas que devem ser realizadas e nos processos envolvidos na realização delas, tais como motivação e competências dos membros da equipe.



10) CESPE - 2010 - INCA - Analista em C&T Júnior - Gestão de Recursos Humanos


Em uma equipe, o poder deve ser compartilhado entre os membros para que a liderança não seja confundida com chefia.



11) CESGRANRIO - 2010 - ELETROBRÁS - Administrador


Há algumas diferenças entre líderes e gestores. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir. 

I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.
 

II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.
 

III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.
 

Está correto
 APENAS o que se afirma em

    a) I.

    b) II.

    c) III.

    d) I e II.

    e) II e III.


12) FCC - 2010 - AL-SP - Agente Técnico Legislativo Especializado - Gestão de Projetos


No contexto de uma gestão de pessoas por competências, exercer a liderança é

    a) tomar decisões individualmente, focado nas tarefas que devem ser executadas com a maior competência possível.

    b) compartilhar as decisões, envolvendo os colaboradores por meio da consulta ou da delegação de tarefas a partir das competências de cada um.

    c) deixar que cada colaborador decida o que deve fazer com base nas suas competências individuais.

    d) persuadir os colaboradores de que suas decisões são as melhores e devem ser executadas sem questionamentos.

    e) seguir com rigor as diretrizes do planejamento, definindo com clareza as atribuições de cada colaborador.


13)
FCC - 2010 - DPE-SP - Agente de Defensoria - Administrador


Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.


I. Liderar envolve um processo de influência não coercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.

II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.

III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.

IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.

V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.
 

Está correto o que se afirma APENAS em

    a) I e III.

    b) III, IV e V.

    c) I, II e IV.

    d) II e V.

    e) I, II, III e IV.



Na sequência o Gabarito Comentado

1 ) Gabarito – E
O líder conduz a equipe na direção de objetivos porque as pessoas acreditam nele e na missão apresentada, não devido a autoridade do cargo 

2) Gabarito – A
Item escolhido completa a concepção de McGregor, que considera que a liderança não é apenas um atributo da pessoa, mas uma combinação de quatro variáveis ou elementos, a saber: características do líder; atitudes, necessidades e outras características pessoais dos liderados; características da organização, em especial a tarefa a ser realizada; e conjuntura social, econômica e política.

3) Gabarito – C:
a) Errado - cumprimento de prazos e busca de resultados superiores são características de Chefia, que está ligado a tarefas, não de liderança. 
b) Errado - focaliza o trabalho do colaborador,do grupo e o cumprimento de metas são características de Chefia, que está ligado a tarefas, não de liderança
c) Certo - apoia os colaboradores; focaliza o próprio colaborador ou grupo, enfatizando as relações humanas e o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe e é amigável.
d) Errado - Necessidade do cumprimento dos padrões de qualidade e controles dos trabalhos realizados são características de Chefia, que está ligado a tarefas, não de liderança. 
e) Errado - Controles de qualidade bem estabelecidos e foco em resultados no grupo são características de Chefia, que está ligado a tarefas, não de liderança

4) Gabarito – C
Perfeita definição de Liderança. Lembrando que ela pode ser voltada para a pessoa ou para a tarefa

5) Gabarito – C
O líder tem como característica olhar tanto para o indivíduo como para o grupo para o alcance de determinado objetivo

6) Gabarito – E
Apoio socioemocional e o encorajamento dado pelo líder são características de comportamentos do líder voltados a pessoas, e não a tarefas

7) Gabarito – E
Não é possível comprovar que o líder informal influencia menos do que um gestor formal, na verdade, em muitos casos, acontece exatamente o contrário. 

8) Gabarito – D
a) Errado - colocar os funcionários para trabalharem (Chefia).  
b) Errado - obter dos funcionários os resultados acordados e esperados (Chefia).
c) Errado - fazer com que os funcionários façam algo que você está convencido que deva ser feito (Chefia). 
d) Certo - fazer com que os funcionários tenham vontade de fazer algo que você está convencido que deva ser feito (Liderança).
e) Errado - manter funcionários que ajam e trabalhem como funcionários (Chefia).

9) Gabarito – E
O foco do líder deve estar na equipe, não apenas nas tarefas a serem realizada

10) Gabarito – C 
Essa é uma das principais diferenças entre Chefia e Liderança

11) Gabarito – C 
I – Errado - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia. (Esse é o gestor)
II – Errado - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações. (Esse é o Líder) 
III – Certo - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.

12) Gabarito – B

a)Errado - tomar decisões individualmente, focado nas tarefas que devem ser executadas com a maior competência possível. (Gestor) 
b) Certo - compartilhar as decisões, envolvendo os colaboradores por meio da consulta ou da delegação de tarefas a partir das competências de cada um.
c) Errado - deixar que cada colaborador decida o que deve fazer com base nas suas competências individuais (Não é considerado o mais adequado em qualquer ocasião, e não leva em consideração o grupo).
d) Errado - persuadir os colaboradores de que suas decisões são as melhores e devem ser executadas sem questionamentos. (Chefe) 
e) Errado - seguir com rigor as diretrizes do planejamento, definindo com clareza as atribuições de cada colaborador. (Chefe)

13) Gabarito – E 
(Questão Complicada! na verdade essa questão não envolve a diferença entre Líder e Gestor , e sim entre Liderança e Capacidade Gerencial, que não é o conceito de gestor propriamente dito)


I. Certo - Dentro da autoridade formal do cargo, como apresenta a afirmativa, liderar envolve não coercitividade, diferente do ato de gerenciar, que envolve demandas coercitivas
II. Certo - Na maioria dos casos é assim
III. Certo - Embora seja passível de ponderação, considerar liderança “o componente mais estratégico” é complicado, mas de forma geral é uma diferença plausível
IV. Certo - Clara diferença entre gerenciamento e liderança
V. Errado - É o contrário, Líder – visão de longo prazo e faz as coisas certas, Gerente - visão de curto prazo e faz as coisas direito. O problema é que essa afirmativa, quando considerada errada, invalida a alternativa anterior, na IV falamos que o bom gerenciamento projeta planos, e na V concluímos que o gerente tem uma visão de curto prazo, fica complicado!


Bons Estudos!

CRS


Gostou? Então divulgue!

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