domingo, 4 de novembro de 2012

Distorções na Avaliação de Desempenho

A Avaliação de Desempenho dos funcionários ou servidores de uma empresa consiste em um processo de avaliação e análise do desempenho de cada indivíduo na organização, permitindo que o potencial de desenvolvimento do indivíduo seja mensurado.

Para Chiavenato (2008), os principais objetivos da Avaliação de Desempenho são:

1) Permitir condições de medição do potencial humano no sentido de determinar sua plena aplicação;
2) Permitir o tratamento dos recursos humanos como importante vantagem competitiva da organização cuja produtividade pode ser desenvolvida dependendo, obviamente, da forma de administração.
3) Fornecer oportunidades de crescimento e condições de efetiva participação a todos os membros da organização, tendo em vista, de um lado, os objetivos organizacionais e, de outro, os objetivos individuais.

No entanto o objetivo deste post é outro, relacionar os principais erros e distorções cometidos pelos avaliadores no processo de avaliação de desempenho, item bastante cobrado em concursos.

Segue abaixo uma pequena relação dos principais erros e distorções:





































Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da
moderna administração das organizações / Idalberto Chiavenato - 7. ed. rev. e atual. - Rio de
Janeiro: Elsevier, 2003 – 6ª reimpressão.

Gostou? Então divulgue!

3 comentários:

  1. Favoritei o blog de vcs.. muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo o seu blog! Vou usar como uma ótima opção de estudo e divulgar no meu blog! Há dois erros ortográficos: um em "Avaliação congelada", na última palavra falta um cê-cedilha; e outro erro em "Falta de técnica", na penúltima palavra, funcionário está escrito errado.

    ResponderExcluir