Os conceitos de competência são bastante
cobrados nos concursos públicos e, por serem abstratos em algumas
ocasiões, geram muitas dúvidas nos candidatos.
Em primeiro lugar, competências para a área de
Gestão de Pessoas é completamente diferente de competências para o direito administrativo, pois no segundo caso pode ser considerada uma atribuição outorgada por lei.
Em um post anterior (Clique
aqui) falamos sobre alguns conceitos de competência, resumidos a
seguir.
Competência:
- Capacidade de assumir responsabilidades frente a situações de trabalho complexas
- Capacidade de um indivíduo executar uma determidada tarefa
- Competências significam características das pessoas que são necessárias para a obtenção e sustentação de uma vantagem competitiva
- Competências são um agrupamento de conhecimentos, habilidades e atitudes correlacionadas, que afeta parte considerável da atividade de alguém, que se relaciona com seu desempenho, que pode ser medido segundo padrões preestabelecidos, e que pode ser melhorado por meio de treinamento e desenvolvimento
No entanto, muitos concursos cobram, além dos
conceitos de competências, seus níveis e divisões dentro da
organização.
Se considerarmos o nível das competências elas
podem ser divididas em:
Competência essenciais organização
(Core Competences)– São aquelas que conferem vantagem competitiva,
geram va-lor distintivo percebido pelos clientes são difíceis
de serem imitadas pela concorrência
Competências Funcionais – São aquelas que cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada
Competências Gerenciais – São aquelas que cada gestor precisa construir para exercer a liderança
Competências individuais – São aquelas que cada profissional deve possuir para atuar em determinada organização.
Competências Funcionais – São aquelas que cada área ou departamento precisa construir e que são próprias de sua atividade especializada
Competências Gerenciais – São aquelas que cada gestor precisa construir para exercer a liderança
Competências individuais – São aquelas que cada profissional deve possuir para atuar em determinada organização.
Se considerarmos a sua importância e relevância,
as competências podem ser divididas em:
Competências Emergentes – Competências
que serão necessárias no futuro
Competências Declinantes – Deixarão de ser importante, estão relacionadas a mudanças tecnológicas ou processos
Competências Declinantes – Deixarão de ser importante, estão relacionadas a mudanças tecnológicas ou processos
Competências Estáveis – Permanecem
relevantes durante muito tempo
Competências Transitórias – Necessárias em determinados momentos, perdendo a sua relevância logo em seguida
Competências Transitórias – Necessárias em determinados momentos, perdendo a sua relevância logo em seguida
Bons estudos!
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